Materiais Escolares: Por que personalizar?

Entenda a relevância da personalização de materiais escolares

É muito importante incentivar as crianças a manterem uma relação de cuidado e carinho pelos seus materiais escolares, já que é comum que ocorra falta de cuidado, perdas e confusões, principalmente em ambientes com muitas crianças, situações e atividades diversas. Os personagens favoritos, as modinhas e os gostos em comum, fazem com que muitos objetos sejam idênticos ou muito parecidos, gerando um agravante para que haja troca entre os materiais, pois é impossível garantir um controle total todos os dias. Sendo assim, a identificação personalizada é muito importante para diminuir as chances de acontecerem eventuais equívocos, além de ser muito estratégica em relação ao modo como as crianças enxergam seus pertences e respeitam os dos outros.

Personalizar vai muito além de deixar bonito

Cada ser é único, e a personalização tem o papel de fazer com que o universo pessoal de cada um seja explorado. Unindo a criação ao uso de personagens e temas infantis que fazem parte do processo de construção da identidade da criança, abre-se um arsenal de possibilidades para que os pequenos se desenvolvam e se identifiquem, aprendendo e se relacionando individualmente e com o meio.

 Os responsáveis tem a chance de aproveitar cada oportunidade para utilizar esse cenário coberto de imaginação e criatividade para estimular a criançada a valorizar o que tem, criar valores pessoais, sentimentais e senso de cuidado pelo que é delas e pelo que é dos outros, além de muitas outras coisas que são importantes para o crescimento e a construção da personalidade.

 Quando a criação da arte é realizada de forma especial, a criança tem a possibilidade de se expressar e de se sentir ainda mais próxima do que a inspira, pois foi algo pensado e criado especialmente para ela. Estabelece-se um vínculo, pois ela está associando àquilo a algo que fará parte do seu dia a dia, já que agora ela pode levar o que mais gosta para junto dela na sala de aula. Por meio dessa ponte, ela saberá que o que o que é dela é importante assim como o que é do coleguinha é importante para ele da mesma maneira. Isso gera respeito, responsabilidade e contribui com a formação de caráter de ambos, pois as crianças aprendem e trocam ensinamentos umas com as outras.

Interaja com as crianças

É uma ótima oportunidade, além de tudo, para criar momentos felizes e proporcionar boas lembranças para os pequenos.

Para fortalecer raízes e garantir que durem para toda a vida, é interessante que os responsáveis preparem situações e interações em que a criança possa participar, desde a escolha, até a organização e identificação de cada item que será levado para a sala de aula. Contar historinhas, propor dinâmicas como brincadeiras e jogos, sempre utilizando os materiais e associando-os aos personagens e temas da personalização escolhida, contribui para que o sentimento gerado nessa situação faça com que ela entenda verdadeiramente a importância de zelar pelo que é dela, aumentando o cuidado e o carinho com seus itens, além de estimular a imaginação e a criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *