Entenda porque é tão importante acertar nas cores da sua marca.
É fato que as cores transmitem sentimentos, portanto, é muito importante que sejam aplicadas da maneira correta para garantir a efetividade do seu negócio.
Ao utilizá-las corretamente, você transmite o que você deseja que os seus clientes sintam ao entrar em contato com a sua marca. As cores da identidade visual trabalham para que sua empresa, produto/serviço sejam associados rapidamente pelas pessoas, além de provocar diferentes emoções nos consumidores, conforme aponta um estudo realizado na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e publicado no periódico International Journal of Fashion Design, Technology and Education.
Jessica Ridgway, a autora do estudo, descobriu que as cores escolhidas para o logotipo de uma marca têm um impacto significativo na maneira como ela será vista pelos consumidores. A conclusão se fez por meio de um levantamento com 184 adultos utilizando logotipos com cores variadas, criados especialmente para o estudo.
Ao apresentar as imagens aos participantes, Ridgway pediu para que cada um deles descrevessem os sentimentos e emoções que fossem despertados em relação a cada um dos logotipos. Baseando-se nas cores, a pesquisadora pode identificar as sensações que cada uma delas causava:
– Azul: confiança, segurança e sucesso
– Verde: consciência ambiental, resistência, durabilidade, masculinidade e sustentabilidade;
– Roxo: feminilidade, glamour e charme;
– Rosa: jovialidade, imaginação e bom gosto;
– Amarelo: diversão e modernidade;
– Vermelho: conhecimento e autoafirmação;
“De todos os sentimentos associados às cores dos logotipos, os relacionados aos logotipos vermelhos foram os mais surpreendentes. Emoções tradicionalmente ligadas ao vermelho são agressão e romance, mas os logotipos vermelhos não invocaram essas emoções nos participantes do estudo. Possivelmente podemos atribuir isso ao fato de que o vermelho é usado no logotipo de muitas marcas bem estabelecidas, como o Mc Donald`s e a ESPN, então os consumidores já têm emoções preexistentes associadas às marcas que utilizam essa cor.”
Jessica Ridgway
Por meio desta análise, Ridgway concluiu que deve-se levar em conta o modo como as cores são postas, como são vistas e como são aplicadas na cultura popular, pois estas tendem a influenciar as associações feitas pelos consumidores. É necessário ter uma visão crítica e estratégica para não errar na mensagem que será captada pelo público, sendo muito importante levar em consideração como as cores também representam marcas já existentes que são fortes em sua localização, para que assim, se possa ter uma ideia de como irão posicionar a sua, deixando de lado a ideia do senso comum que temos sobre o significado de cada uma.
Nossa dica é: Entenda a sua marca como ninguém. Seja especialista no que você faz e tenha autoridade sobre o que você trabalha, pois isso é extremamente importante para gerar visibilidade e credibilidade para um negócio. Estude o seu produto e o seu serviço! Na hora de escolher as cores que representarão a sua marca não caia no erro de utilizar apenas o que você acha bonito, não crie um ambiente “para você”. Pense no que irá de fato funcionar dentro daquele contexto específico. As cores erradas em uma empresa impedem que os clientes a associem ao que ela realmente é, e nem a própria Camila Farani, uma das maiores empresárias e investidoras do Brasil, escapou desse deslize. Conhecida pela maioria por apresentar o programa Shark Tank Brasil, Farani tem um aprendizado muito valioso para compartilhar conosco:
“Aos 26 anos, com 4 restaurantes faturando bem, tive uma nova ideia que seria o negócio do século! Na época muitas pessoas que iam na minha cafeteria e charutaria perguntavam se tínhamos alimentação saudável, então eu pensei: “Vamos criar um modelo de cafeteria com uma salada pronta, sanduíches em formato italiano, expostos prontos na vitrine e vamos criar a Farani DeliCaffe.” E eu tinha certeza que aquele seria meu pulo do gato, loja branca e lilás, em um shopping com 140 mil pessoas, investimento inicial de R$280.000, expectativa de faturamento na casa dos R$200.000 mensais. Minha vida ia dar uma volta! E eu finalmente seria reconhecida como empresária! Faturamento do 1º mês R$1.500; Faturamento do 2º mês R$1.800; Faturamento do 3º mês R$ 1.500. Esse foi o resultado do meu primeiro investimento sozinha! A primeira coisa que aprendi com isso? Expectativas são diferentes da realidade, eu na minha inocência de iniciante achei que iria faturar R$200.000 mensais e a realidade se mostrou bem diferente disso. Decidi então que precisava fazer algo, mas NÃO TINHA MAIS DINHEIRO! Foi então que eu criei um conselho com os poucos clientes que eu tinha e perguntei: Gente, o que está acontecendo? Eu olhava para os lados e os concorrentes cheios, lotados, estou num shopping com um movimento enorme e meu restaurante vazio ?E foi aí que eles me disseram uma das maiores lições da minha vida: Camila, você criou um negócio para você! Você precisa pensar no que o seu cliente quer! Para vocês terem uma ideia, as pessoas entravam na loja e perguntavam: Oi, vocês vendem sorvete? Ninguém reconhecia o estabelecimento como um restaurante, pensavam que era sorveteria, a comunicação estética estava como eu achava bonito, não como seria eficiente. Decidi que precisava mudar, então, com o pouco recurso que tinha: Ouvi os clientes, reformulei a marca, peguei a lasca da madeira (porque não tinha como investir na madeira toda) revesti o ambiente, tirei o branco, deixei mais aquecido (…) “
Camila Farani
Por essas e outras é muito importante que você se dedique à identidade visual da sua empresa investindo em bons profissionais e conhecendo bem o seu negócio. Se você notar que ainda não está no caminho certo não tenha medo de recalcular a rota. Uma das principais coisas que realmente importam e decidem o sucesso é enxergar o erro, admiti-lo e consertá-lo. Comece de novo quantas vezes for preciso!