Qual a diferença entre panfletos, flyers e folders?

Compreenda a diferença entre os materiais e acerte em cheio na divulgação da sua empresa!

Os materiais gráficos são grandes aliados na hora de divulgar a sua marca, produtos e serviços, já que permitem que suas informações cheguem ao público por meio do contato direto. Isso estreita a comunicação e garante uma atenção imediata das pessoas. Quando falamos na distribuição de folhetos entramos em um canal muito amplo de divulgação e, assim como tudo na vida, a divulgação do seu negócio também precisa de um bom planejamento. Sendo assim é imprescindível que você entenda bem como cada material gráfico atua para elaborar o melhor plano de ação para o seu negócio.

Neste artigo explicaremos com clareza as diferenças existentes entre panfletos, flyers e folders, ajudando você a compreender a eficácia de cada um deles e o momento correto para a utilização de cada tipo. Disponibilizamos nossas melhores dicas com o intuito de ajudar você a planejar as melhores campanhas de marketing de maneira estratégica e eficaz para a sua marca colocar em prática. Boa leitura!

Panfletos

Os panfletos são folhas simples com gramaturas menores. Sua finalidade é divulgar de maneira rápida e direta. É um material de baixo custo utilizado para atingir o maior número de pessoas possível e captar retornos imediatos.

Principais características:

  • Material simples;
  • Impresso em grandes quantidades a preços baixos;
  • Perfeito para estratégias de divulgação massiva;
  • Personalização mais equilibrada, com menos informações;
  • Divulgação imediata;

Que estratégia utilizar para esse tipo de material?

Realize uma campanha para o que chamamos de público frio. Neste grupo estão as pessoas que ainda não conhecem o seu negócio, portanto esse é o momento de chamar para a ação. Faça uma propaganda simples, porém impactante, com informações necessárias. Você pode anunciar sua empresa, seu serviço ou produtos. O ideal é que seu panfleto seja direto, conciso e marcante, pois, quanto mais atenção e curiosidade ele despertar nas pessoas, maiores as chances de atingir os resultados esperados.

Flyers

Os flyers são materiais um pouco mais refinados do que os panfletos comuns. São ideais para quem decide apostar em uma apresentação diferenciada, já que a gramatura do papel é maior, com textura e visual mais estéticos. Esse tipo de material é comumente utilizado para divulgações específicas como eventos, promoções e inaugurações.

Principais características:

  • Mais refinado que panfletos;
  • Impressão em papeis de maior gramatura;
  • Trabalho estético mais apurado;
  • Ideal para divulgações específicas como inaugurações, promoções e eventos;

Que estratégia utilizar para esse tipo de material?

Como o custo desse material é um pouco maior, preze pelos públicos morno e quente. O público morno é formado pelas pessoas que já ouviram falar sobre o seu negócio acompanham de alguma maneira o seu trabalho, mas ainda não entraram em contato. Além de potenciais clientes, essas pessoas são ótimas para divulgar o seu negócio no famoso “boca a boca”. Já o público quente é formado pelos seus clientes fixos ou pessoas que já compraram com você. Os dois públicos já têm conhecimento sobre sua empresa, portanto, você pode ser um pouco mais específico com esse material. Divulgue promoções, lançamentos ou benefícios, por exemplo.

Folders

Os folders são aquelas famosas folhas com dobras. Esse tipo de material abre a possibilidade para o uso de um maior número de informações mais completas e detalhadas. Suas dobras permitem uma melhor distribuição de conteúdo e por ter uma boa disposição permitem explorar melhor a criatividade. De todos os materiais gráficos para divulgação, esse é sem dúvida o mais requintado. Em uma analogia, imagine que o flyer e o panfleto são a apresentação, o início de uma conversa. O folder é o assunto em si, o conteúdo mais explorado e especificado.

Características:

  • Passa uma impressão mais refinada do que os flyers e os panfletos;
  • Design mais apurado;
  • Maiores possibilidades criativas;
  • Variedade de dobras;
  • Possibilita uma maior quantidade de informações;
  • Descrições detalhadas sobre algum produto, serviço ou assunto;
  • Chama mais a atenção e se comunica melhor com o público;

Que estratégia utilizar para esse tipo de material?

O custo dos folders é maior que o custo de panfletos e flyers, portanto, o ideal é que você direcione a distribuição para o público quente, que, como já dissemos, é formado pelas pessoas que já são seus clientes ou já interagiram com a empresa de alguma maneira. Nesse caso, o cliente já está familiarizado e preparado para a compra – esse material e suas informações são o gatilho necessário para o impulso da ação.

A distribuição de cada material

Para obter os melhores resultados, o ideal é que você tenha definido quem é o seu público-alvo e sua persona ideal. A partir disso, você saberá exatamente quem são o público frio, morno e quente. Desta maneira você poderá gerenciar e direcionar melhor suas campanhas de divulgação e captação de clientes.

Faça um planejamento estratégico de distribuição

Descubra o melhor lugar e o melhor horário para distribuir os seus materiais. Por exemplo: Você possui um restaurante que serve almoço, então resolveu fazer uma análise e descobriu que o melhor horário para a distribuição é entre 10h e 12h. Pelo menos nas primeiras campanhas, foque em sua geolocalização, ou seja, com o público definido, distribua em lugares próximos ao seu ponto. A definição exata de quem é o seu cliente também será um benefício na hora de saber se é melhor distribuir entregando diretamente às pessoas ou deixando em lugares estratégicos que chamam a atenção, por exemplo.

O intuito desse planejamento é fazer com que você consiga captar mais pessoas gastando menos, pois quando você não tem ideia de quem é a pessoa que se interessa pelo seu produto/serviço, a empresa começa a ter prejuízos. Pode parecer algo complicado ou desnecessário no início, mas é o que irá direcionar a sua propaganda, permitindo que você tenha um retorno proporcional ao seu custo. Sua empresa estará anunciando para as pessoas certas e da maneira correta, aumentando as chances de retorno!

O que você está esperando para se diferenciar e se destacar no mercado?

Você ainda tem dúvidas ou está pensando que não vale a pena? Sabemos que na correria do dia a dia fica difícil se organizar, definir metas e traçar estratégias – coisas que parecem mirabolantes em uma primeira impressão. Mas sugerimos que você faça um teste. Se precisar de ajuda, pode contar com a Zato. Estamos aqui para auxiliar você nesse processo com materiais gráficos, dicas e conhecimento, pois sabemos que juntos podemos ir muito mais longe!